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"Uma razão para que Deus tenha criado o tempo é para que houvesse um lugar para enterrar os fracassos do passado.""Minhas imperfeições e fracassos são como uma bênção de Deus, assim como meus sucessos e meus talentos, e eu coloco ambos a seus pés.""Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo."

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Daniel na cova dos leões



Título: “Daniel na Cova dos Leões”

1- Revisão da lição anterior: “Daniel e a escrita na parede” (Faça perguntas às crianças)
2- Objetivo: Ensinar às crianças a terem fé para orar em qualquer situação.
3- Quebra-Gelo: Brincadeira das balas. Esconda as balas, o suficiente para todas as crianças na sala antes delas entrarem para a célula. Coloque algumas fáceis e outras difíceis de encontrar, estimule-as a encontrar as balas, não deixando ninguém desistir por causa da dificuldade. Quem encontrar a sua bala deverá voltar pra o seu lugar, enquanto os outros continuam procurando. Depois que todas as crianças encontrarem suas balas, explique que, da mesma forma, não devemos desistir de orar, de buscar a Deus, até que Ele responda a nossa oração!
4- Versículo para Memorizar: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens!” Atos 5:29
5- Referência Bíblica: Daniel 6
6- Mensagem: Havia um rei chamado Dario ele dividiu seu país em 120 províncias e escolheu 120 homens para governar. Um desses homens era Daniel, pois ele era um homem muito competente, que o próprio rei quis colocá-lo numa posição bem alta. Isso gerou ciúmes nos outros ministros. Então eles pensaram nunca vamos achar um motivo que possa prejudicar Daniel, a não ser que seja algo que esteja ligado na região onde ele trabalha. Ai eles foram até o rei Dario e disse o seguinte: Nós temos autoridade sobre nosso reino, pedimos ao senhor que dê uma ordem e que ela não seja desobedecida por ninguém, que durante 30 dias ninguém peça nada pra nenhum deus, que seja somente ao senhor se isso acontecer será jogado na cova dos leões. O rei concordou e assinou e pediu que fosse publicada a ordem, pois ele nem imaginava que seria pra prejudicar Daniel. E quando o rei selava uma ordem ela não podia ser quebrada jamais. Quando Daniel soube da ordem do rei ele subiu foi para sua casa como de costume abriu a janela, ajoelhou e orou, dando graças ao seu Deus como costumava fazer três vezes por dia. Os inimigos de Daniel foram junto da casa dele e viu-o orando ao seu Deus. Então eles foram procurar o rei e contaram tudo o que eles tinham visto a respeito de Daniel. Aí o rei ficou muito triste e teve que cumprir a sua ordem. Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões. Ali, com voz muito triste, ele disse: — Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?
Daniel respondeu: — Que o rei viva para sempre! O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Assim ele foi tirado, e viram que nenhum mal havia acontecido com ele, pois havia confiado em Deus. Então o rei Dario escreveu uma carta para os povos de todas as nações, raças e línguas do mundo. A carta dizia o seguinte: “Felicidade e paz para todos! Eu ordeno que todas as pessoas do meu reino respeitem e honrem o Deus que Daniel adora. Pois ele é o Deus vivo, que vive para sempre. E Daniel continuou a ser uma alta autoridade no governo durante o reinado de Dario e depois durante o reinado de Ciro, da Pérsia.
7- Aplicação: Daniel era um homem temente a Deus, ele orava três vezes ao dia. Não teve medo, sabia que não estava fazendo nada de errado, e continuou a orar todos os dias, como sempre fazia. Nós devemos seguir o exemplo de Daniel: fazer o que é certo, sempre colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, confiando que Ele está conosco e vai nos proteger. E orar todos os dias, assim como comemos todos os dias, pois a oração nos dá força para vencer o mal que há no mundo!
8- Atividade: Brincadeira do faça ao contrário do que eu digo: Todas as crianças devem ficar bem atentas aos seus comandos. Quando você ler um comando, as crianças devem fazer exatamente ao contrário. A criança que se confundir ou não fazer o gesto, deverá sair da roda.
Comandos por ex: “Não bater palma” a criança deverá fazer ao contrário, “bater palmas”, “Agachar”, ela deverá não agachar, e assim por diante:
Agachar / Chorar / Abrir os olhos / Não orar / Não ler a Bíblia / Não falar o versículo do dia / Não abraçar o colega / Colocar um pé para frente / Abaixar as mãos / Brigar com o colega.
Princípio: Deus deve estar em primeiro lugar na sua vida. Mesmo que você tenha que desagradar outras pessoas. Repetir o versículo.
9- Comunhão / Encerramento

Daniel na cova dos leões - Video


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DANIEL NA COVA DOS LEÕES




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Daniel recusa a comida do rei


Título: Daniel e seus amigos


1- Revisão da lição anterior: O Profeta Ezequiel (Faça perguntas às crianças)
2- Objetivo: Ensinar às crianças que elas devem recusar tudo aquilo que não agrada a Deus. A “comida do rei” significa para nós, os prazeres do mundo, que são agradáveis no começo, mas no final trazem tristezas e mal.
3- Quebra-Gelo: Qual é o seu prato preferido? ou O que você mais gosta de comer?
4- Versículo para Memorizar: “E Daniel propôs em seu coração, não se contaminar com a comida do rei."
Daniel 1:8
5- Referência Bíblica: Daniel 1:3-20
6- Mensagem: O rei Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalém e mandou que escolhessem entre os prisioneiros israelitas alguns jovens. Todos eles deviam ser inteligentes, e ser capazes de servir no palácio. O rei mandou também que eles recebessem, todos os dias, a mesma comida e o mesmo vinho que o rei. Depois de três anos de preparo, esses jovens deviam começar o seu serviço no palácio. Entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá. Aspenaz lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Mas Aspenaz disse: — Foi o rei, o meu senhor, quem resolveu o que vocês devem comer e beber. Se ele notar que vocês estão menos fortes e sadios do que os outros jovens, ele será capaz de me matar, e vocês serão os culpados. Aí Daniel foi falar com o guarda a quem Aspenaz havia encarregado de cuidar dele, e disse:— Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber. No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Então, dependendo de como estivermos, o senhor fará com a gente o que quiser. O guarda concordou. Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos. No fim dos três anos de preparo que o rei Nabucodonosor tinha marcado, Aspenaz levou todos os jovens até a presença do rei. Este falou com eles, e entre todos não havia quem se comparasse com Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por isso, ficaram trabalhando no palácio. Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.
7- Aplicação: A Bíblia não deixa claro o porquê da decisão de Daniel, ou seja, a decisão de não se “contaminar” com a comida do rei , poderia ser porque a carne tivesse sido sacrificada a ídolos, ou talvez fosse comida proibida aos judeus. Mas o importante é que Daniel sentiu que isto não seria bom para ele e por isso recusou. Assim também nós, os filhos de Deus, não devemos fazer algo que venha nos fazer mal, trazer tristeza ou culpa. Por exemplo, assistir programas de televisão, violentos ou com pornografias, ficar com algum objeto que não nos pertence, mentir ou enganar os outros, etc. Vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele, não devemos praticar coisas erradas, só porque todo mundo faz. Devemos decidir em nosso coração, assim como Daniel, não se contaminar com as coisas deste mundo.
8- Atividade: Sugestões: 1- Fazer uma salada de frutas com eles, e aproveitar para conversar sobre alimentos saudáveis. 2- Fazer o jogo das palavras: sorteia uma letra e as crianças terão que dizer uma fruta ou legume ou outro alimento que começa com aquela letra, se tiver muitas crianças pode fazer grupos, e o grupo responde. 3- Divida a célula em três ou mais grupos e dê uma lista de palavras (de alimentos) para cada grupo. Um grupo vai ter que dar dicas de tamanho, cor, cheiro, etc, de um alimento, e o outro grupo tem que adivinhar qual é o alimento, ganha quem acertar mais. 4- Faça brincadeira da cadeira, e quem ficar por último deverá contar a história de Daniel.
9- Comunhão / Encerramento

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Daniel e a escrita na parede


Título: “Daniel e a escrita na parede”

1- Revisão da lição anterior: “Os amigos de Daniel na fornalha” (Faça perguntas às crianças)
2- Objetivo: Ensinar às crianças a temer a Deus e a respeitá-lO.
3- Quebra-Gelo: De que formas podemos adorar a Deus?
4- Versículo para Memorizar: “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso que colherá.” Gálatas 6:7
5- Referência Bíblica: Daniel 5
6- Mensagem: O rei Belsazar, filho de Nabucodonozor, deu uma grande festa, e usou os copos sagrados de ouro e de prata que seu pai havia tirado do templo de Jerusalém, onde os israelitas adoravam a Deus. Todos começaram a beber vinho neles, e a louvar os deuses de ouro, de prata, de bronze, de madeira e de pedra. De repente, apareceu a mão de um homem e ela começou a escrever na parede. Ao ver a mão, o rei ficou pálido de medo e começou a tremer, da cabeça aos pés. Ele ordenou que chamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos e disse: “Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer, será a terceira autoridade mais importante no meu reino.” Mas, nenhum deles pôde ler o que estava escrito na parede. Então a rainha mãe disse: há um homem que serviu o seu pai, quando ele era rei, ele pode interpretar sonhos, e resolver assuntos difíceis. Seu nome é Daniel, chame-o e ele explicará o que está escritório na parede. Pediram para chamar a Daniel, e ele se apresentou ao rei e disse o que estava escrito lá: “Oh rei! Você desafiou o Deus vivo, o rei do céus, e usou os copos consagrados que eram usados no templo de Deus, e o rei louvou outros deuses diante de todos. Esses deuses não falam e não ouvem nada e o rei deu a glória que era de Deus para deuses estranhos. Por isso ele escreveu isso na parede dizendo, MENE, MENE TEQUEL e PARSIM. “Mas então o que significa isso?” - disse o rei. “MENE quer dizer que Deus contou o número de dias do seu reinado, e resolveu terminá-lo. TEQUEL quer dizer que o senhor rei foi pesado na balança e pesou muito pouco. PARSIM quer dizer que o seu reino está dividido, e entregue a outro reino.” Aí o rei Belsazar teve que cumprir o que prometeu, mandou que vestissem Daniel com roupas de púrpura, pusessem uma corrente de ouro no seu pescoço e anunciassem que dali em diante ele seria a terceira pessoa com autoridade no reino. Na mesma noite, o rei Belsazar morreu, e o rei Dario assumiu no seu lugar.
7- Aplicação: Se alguém despreza a Deus, não ama ao Senhor, ela está “plantando” uma semente de desprezo. E vai colher desprezo, ou seja, vai ser desprezada por Deus também. Com Deus não se brinca. Deus é a nossa autoridade maior, o nosso criador, o nosso dono, e por isso devemos respeitá-lO. Por ex: cantar música pra Deus e depois cantar música do mundo, é errado, como falar do amor dEle e depois falar palavrão, é errado, ficar conversando, quando a Palavra de Deus esta sendo ensinada, é errado. Pedir para as crianças darem outros exemplos.
8- Atividade: Versículo- Espelho. Escreva um versículo numa faixa larga, para que seja bem legível para as crianças lerem, escreva de trás pra frente: 1:821 somlaS - “rohneS oa emet euq eleuqa zileF (“Feliz aquele que teme ao Senhor”) - o grupo que ler corretamente o versículo ganha. Variações: 1- pode fazer com vários versículos; 2- Fazer com palavras, escolhe uma palavra, “Respeito” cada letra tem um número ou símbolo, e a criança tem que formar a palavra na sequência dos números ou símbolos que você der, pode usar várias palavras, referente ao texto.
9- Comunhão / Encerramento

Daniel e a escrita na parede - Video


Atividade: Daniel e a mão de Deus na parede

Para Colorir - Daniel e a escrita na parede

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Os amigos de Daniel na fornalha


Título: Os amigos de Daniel na fornalha


1- Revisão da lição anterior: “Daniel recusa a comida do rei” (Faça perguntas às crianças)
2- Objetivo: Ensinar as crianças que devemos ter só o Senhor como único Deus nas nossas vidas.
3- Quebra-Gelo: De que formas podemos adorar a Deus?
4- Versículo para Memorizar: “Eu sou o SENHOR: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço.” Isaías 42.8
5- Referência Bíblica: Daniel 3:1-30
6- Mensagem: O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua que media vinte e sete metros de altura e ordenou que todos deveriam adorar e se ajoelhar perante ela, quando ouvissem o som das trombetas e outros instrumentos. Se alguém não fizesse isso seria jogado na mesma hora numa fornalha acesa. Assim, logo que os instrumentos começaram a tocar, todas as pessoas que estavam ali se ajoelharam e adoraram a estátua de ouro. Foi nessa hora que alguns governadores do palácio aproveitaram a ocasião para acusar os judeus. Eles disseram ao rei Nabucodonosor: — Ora, o senhor pôs como administradores da província da Babilônia alguns judeus. Os judeus Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer. Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso e mandou chamá-los. Eles foram levados para o lugar onde o rei estava, e ele lhes disse: —É verdade que vocês não prestam culto ao meu deus, nem adoram a estátua de ouro que eu mandei fazer? Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam assim: —Ó rei, nós não vamos nos defender. Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei. E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer. Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume. Depois, mandou que os seus soldados mais fortes os amarrasse e os jogasse na fornalha. Os três jovens, completamente vestidos com os seus mantos, capas, chapéus e todas as outras roupas, foram amarrados e jogados na fornalha. A ordem do rei tinha sido cumprida, e a fornalha estava mais quente do que nunca; por isso, as labaredas mataram os soldados que jogaram os três jovens lá dentro. De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: —Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? —Sim, senhor! —responderam eles. —Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? —perguntou o rei. —Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo. Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: —Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha, e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça. O rei gritou: —Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia.
7- Aplicação: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram três rapazes corajosos, mesmo que o preço fosse a própria morte. Eles não se prostraram perante a estátua, honraram a Deus. E dessa forma, eles foram livrados da morte na fornalha, por um grande milagre de Deus. A estátua representa hoje tudo aquilo que quer ocupar o lugar de Deus no nosso coração, que quer a nossa adoração, por isso não devemos dizer: “eu adoro sorvete” , “eu adoro este desenho ou filme” , “eu adoro meu amigo” porque adorar é somente a Deus, podemos dizer: “eu amo sorvete” , “eu amo meu amigo”... Lembre-se Deus é o único que deve ser adorado! Líder, repita o versículo com as crianças.
8- Atividade: Vamos brincar de estátua? Líder, coloque uma música bem animada e peça para as crianças louvarem a Deus, pulando, dançando, cantando etc. Pare a música de vez em quando, repentinamente, e as crianças têm que se fingir de estátua, quem se mexer sai da brincadeira.
9- Comunhão / Encerramento

Os amigos de Daniel na fornalha - Video

Os amigos de Daniel na fornalha - Slides









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A Criação



Tema: A criação

1-Versículo para Memorizar: No princípio, criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1

2- Objetivo: Ensinar as crianças que tudo que foi criado no mundo foi por Deus e sem Ele nada do que foi feito seria feito.

3- Quebra-Gelo: Líder, crie um objeto, usando massinha de modelar, invente algo com as crianças. Ou peça para cada uma delas criar algo. Pode usar sucata também. Quando terminarem, peça para que cada criança comente o que fez, o que criou. E depois explique que assim como elas, Deus criou muitas coisas. e inicie a história da Criação.

4- Leitura da Bíblia: Gênesis 1

5- Mensagem: No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus haja luz e houve luz. E houve dia e noite o primeiro dia. E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e fez separação entre águas e águas. E chamou Deus afirma mento Céus. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e assim foi o segundo dia, e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi, o terceiro dia. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criaram. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. E assim os céus e aterra e todo o seu exército foi acabado. E Deus descansou e foi o sétimo dia. Como Deus é maravilhoso criou tudo para sua Glória.

6- Exercício de fixação: Pegue uma cartolina, lápis de cor algumas revistas e cola. Faça uma montagem de como foi feito a criação com as crianças. Enumere cada dia da criação.

7- Encerramento/ Despedida

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Caim e Abel



Tema: Caim e Abel


1-Versículo para Memorizar: Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente que Caim.” Hebreus 11:4.
2- Objetivo: Ensinar às crianças que a inveja é um sentimento ruim. Caim teve inveja de Abel porque Deus se agradou da oferta de Abel e não se agradou da oferta de Caim.
3- Quebra-Gelo: Você já ofertou algo pra Deus? O que foi? (líder, explique às crianças que oferta é aquilo que oferecemos, que entregamos para Deus. Não é só dinheiro, mas pode ser também doação de alimentos, roupas, para a casa de Deus. O nosso tempo (quando deixamos de assistir televisão para orar e jejuar, isto também é uma forma de ofertar ao Senhor.)
4- Leitura da Bíblia: Gênesis cap. 04
5- Mensagem: A mulher de Adão, Eva, ficou grávida. E deu à luz um filho e disse: Com a ajuda de Deus, o SENHOR, teve um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor. O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara. Então o SENHOR disse: Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou. Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: Onde está Abel, o seu irmão?Não sei respondeu Caim. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão? Então Deus disse: Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo. Caim disse a Deus: Eu não vou poder agüentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. Mas o SENHOR respondeu: Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança. Em seguida o SENHOR pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Então Caim saiu da presença do SENHOR e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden.

E você? Como tem sido sua atitude, quando um colega recebe um presente, e você não ? Você fica com raiva dele? Quando sua mãe agradece ao seu irmão por uma tarefa que ele fez em casa pra ela. Ou quando a professora elogia seu colega de classe pela nota boa que tirou? Você fica triste ou feliz, quando essas coisas acontecem. Se você fica triste quando alguém recebe ou ganha algo que você não tem, isto é um sentimento de inveja. E você deve orar e pedir pra Deus te ajudar, pois tendo este sentimento você vai ser infeliz. Alegre-se quando alguém é elogiado, ou recebe um presente. Esta atitude agradará o coração de Deus! E você será grandemente abençoado e Deus te dará o que você precisa.
6-Exercício de fixação: Desenhe duas cestas bem bonitas, e depois escreva atitudes e palavras que agradam a Deus e atitudes e palavras que não agradam a Deus. Depois coloque o nome na cesta, uma é de Caim e a outra é de Abel.
7-Despedida/ Encerramento

Caim e Abel - Gravuras










Caim e Abel - Para Colorir




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- Bezerro de Ouro


Tema: “Bezerro de ouro ”

1- Revisão da lição anterior: “Dez mandamentos” (faça algumas perguntas para as crianças)
2- Objetivo: Ensinar às crianças que não devemos adorar imagens, que adoração deve ser dada somente a Deus!
3- Quebra-Gelo: O que você mais gosta de fazer no final de semana (pode ser algo de comer, um passeio, um programa de TV, uma brincadeira, etc.)
4- Versículo para Memorizar: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás.!” Mateus 4:10
5- Leitura da Bíblia: Êxodo 31:18 - 32:1-35
6- Mensagem: Quando Deus acabou de falar com Moisés no monte Sinai, entregou a ele as duas placas de pedra onde o próprio Deus havia escrito os mandamentos. O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram: — Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que vão à nossa frente. Arão lhes disse: — Tirem os brincos de ouro que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas estão usando e tragam para mim. Então os israelitas tiraram das orelhas os brincos de ouro e os trouxeram a Arão. Ele pegou os brincos, derreteu-os, derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro. Então disseram: — Povo de Israel, estes são os nossos deuses, que nos tiraram do Egito! Depois o povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir. Então o SENHOR Deus disse a Moisés: — Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou. Eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem; fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que estes são os deuses deles, os deuses que os tiraram do Egito. Eu conheço este povo e sei que é muito teimoso. Agora não tente me impedir, pois vou descarregar a minha ira sobre esta gente e vou acabar com eles. Depois farei de você e dos seus descendentes uma grande nação. Porém Moisés fez um pedido ao SENHOR, seu Deus. Ele disse: — Ó SENHOR, por que ficaste assim tão irado com o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e força? Por que deixar que os egípcios venham a dizer que tiraste o teu povo do Egito para matá-lo nos montes e destruí-lo completamente? Não fiques assim irado; muda de idéia e não faças cair sobre o teu povo essa desgraça. Lembra dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó. Então o SENHOR Deus mudou de idéia e não fez cair sobre o seu povo a desgraça que havia prometido. Moisés desceu do monte, carregando as duas placas de pedra com os mandamentos escritos nos dois lados de cada pedra. O próprio Deus havia feito as placas e tinha gravado nelas os mandamentos. Josué ouviu o povo gritando e disse a Moisés: — Estou ouvindo um barulho de guerra no acampamento. Moisés disse: — Não parece um barulho de vitória, nem um grito de derrota; o que estou ouvindo é gente cantando. Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo, que estava dançando, e ficou furioso. Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as. Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água. E Por causa deste pecado, Deus castigou os israelitas com uma doença. Eles sofreram muito e muitos israelitas acabaram morrendo.
7-Aplicação: O povo de Israel cometeu um pecado muito grave: adorar uma imagem. Desonrou a Deus, não reconhecendo que foi Ele quem os tirou do Egito, foram ingratos para com Ele! E por isso pereceram duramente! Adoraram a uma imagem, a um objeto de ouro, que não fala, não ouve, não tem sentimentos! Que loucura o povo de Israel cometeu! Devemos adorar somente a Deus, ao único e verdadeiro! Talvez, você nunca adorou uma imagem, mas já usou esta palavra (adorar) para outras coisas, por exemplo: “Eu adoro sorvete” ,“Eu adoro minha mãe”, “Eu adoro a célula”. Isto é errado, porque o significado da palavra adorar é “prestar culto”, “reverenciar”, “venerar” devemos usar a palavra “adorar” somente quando nos referimos a Deus – adorar só a Deus! E para as outras coisas você pode dizer “Eu amo muito...” , exemplo: “Eu amo muito sorvete”
8- Exercício de fixação: Há várias formas de adorar a Deus: cantando, orando, ofertando, sendo grato por suas bênçãos, obedecendo as autoridades, etc. Peça que as crianças dêem mais exemplos. Você pode fazer uma cartaz, recorte figuras nas revistas, e cole-as no cartaz, com o título: “Eu adoro a Deus quando....”
9-Comunhão/ Encerramento:

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